top of page

“Este livro é um guia de como lidar com o populismo”

Atualizado: 13 de mar. de 2022



No passado dia 10 de março, no imponente edifício da Sociedade de Geografia, em Lisboa, o professor José Filipe Pinto apresentou o seu mais recente livro intitulado ‘As Europas e os Novíssimos Príncipes’ editado pelas Edições Sílabo.

Na introdução da obra, o autor diz logo ao que vem, ao afirmar que “neste livro, os novíssimos príncipes dão pelo nome de populistas, mesmo quando se recusam a assumir essa qualificação. Populistas na forma individual, como Viktor Orbán, Marine Le Pen, Pablo Iglesias e Varoufakis, ou resguardados atrás do símbolo do partido de que podem constituir mais do que o rosto principal. (…) Novíssimos príncipes que se apresentam como guardiões da moral e da tolerância, tendo o cuidado de não enjeitar um certo grau de messianismo. (…) Moralistas que, no entanto, não se coíbem de protagonizar escândalos, designadamente financeiros, em proveito próprio”.

Presentes na mesa, estiveram o presidente da Academia Internacional de Cultura Portuguesa, António Rebelo Duarte, o editor Manuel Robalo, o historiador António Costa Pinto, o jornalista Filipe Luís (revista Visão) e o autor. O professor Adriano Moreira, por motivos de saúde, fez a sua intervenção via Zoom.

Na primeira intervenção, Filipe Luís referiu que este facto do populismo é um “desafio” para os jornalistas, pelo que o livro agora editado “é uma ferramenta preciosa para entender este fenómeno” porque ajuda a detetar os sinais a que os jornalistas devem estar atentos nos discursos. “Este livro é um guia de como lidar com o populismo” porque mostra as estratégias que os populistas desenvolvem para alterar os factos.


O historiador António Costa Pinto sublinhou a presença na sala de um público jovem que se interessa pelas questões políticas e atribuiu essa situação ao autor do livro que, com as suas aulas, conseguiu mobilizar os estudantes. “Com este livro, José Filipe Pinto interpreta muito bem tudo o que a ciência política tem produzido sobre a temática do populismo”, mesmo quando se fala de um objeto fluido e com uma análise retrospetiva, frisou. Em seguida, o professor referiu as três ideais chave que se podem fixar sobre este tema. “Os partidos políticos apresentam-se como antissistema e com um líder que vem do povo, sem classe social e com um destino nacional. Estes são partidos políticos que jogam o jogo democrático embora apresentem projetos políticos não democráticos. Por último, são partidos que têm uma ideologia política muito flexível e pouco sustentável em termos de apresentação de reformas; têm uma ideologia fina”, frisou. Costa Pinto referiu ainda que a nível internacional “estes partidos não tem uma família política internacional, embora se agreguem em dois grupos no Parlamento Europeu.” A concluir a sua intervenção, o historiador avisou que “estes novos partidos ainda não nos disseram tudo.”

Mesmo com uma idade já idade avançada, Adriano Moreira, de 99 anos, ainda teve a capacidade de escrever o prefácio do livro, e produzir uma apresentação que foi uma lição de história sobre as relações internacionais entre a União Europeia e a Rússia desde o final da Segunda Guerra Mundial.

Por último, José Filipe Pinto fez os agradecimentos que permitiam que a obra visse a luz do dia, com destaque para o seu mestre, Adriano Moreira, e justificou a publicação deste novo livro em função das viagens que tem feito a países onde o populismo está no poder, pelo que deixou como nota final, “a democracia está longe de ser um dado adquirido”.




A.M. Santos Nabo

107 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page