Movimento de artistas alentejanos expõe na Galeria 9ocre

Com abertura no sábado, 23 de Julho, a Galeria 9ocre retoma o seu ciclo de exposições com uma colectiva de artistas alentejanos mobilizados em torno do Movimento IP2N4 ART. São sete, estes artistas, provenientes dos mais diversos pontos do Alentejo, dando corpo ao nome do grupo, IP2 é a via que atravessa o Alentejo de Norte a Sul e a N4 atravessa transversalmente de ocidente para oriente.


De Sul a Sul


Estas palavras são título do texto de Vítor Encarnação, que vive e trabalha em Ourique onde é professor, escritor e cronista. Diz ainda que as estradas que estes artistas percorrem vão dar todas à casa da criação: Júlio Jorge, aquarelista de Montemor; Carlos Godinho, pintor Surrealista de Estremoz; Flávio Horta, cresceu em Figueira dos Cavaleiros e agora resid


ente em Beja; Francisco d’ Almeida Rato, Escultor de Ferreira do Alentejo que dá forma ao nosso Mármore Alentejano, Joaquim Rosa, pintor de Castro Verde; Ped


ro Pinheiro, pintor experimentalista de Aljustrel e, finalmente Manuel Casa Branca, pintor de Montemor e o cronista que vos escreve.


Tudo a girar à volta do Sul


Mais umas palavras do Vítor, para anunciar que estas obras recém chegadas de uma Exposição no “Museo Etnográfico Extremeño González Santana” de Olivença, terra alentejana-extremenha, no limbo entre c


á e lá, que nos quer dar as mãos pelas artes e pela cultura, obras estas, escrevia, estão agora à sombra do Castelo de Montemor.

São obras que evocam esta paisagem, estas gentes, estas memórias. A ceifeira convive com o alentejano tatuado à sombra de um sobreiro, olhos espreitam, outros ensimesmam-se em sonhos visuais, ao som do cante e da música transtagana.

A viola campaniça também vai estar presente numa actuação de José Abreu, prometida para o dia da abertura, este um construtor e tocador deste instrumento do Sul.

Para ver todos os sábados à tarde, de 23 de Julho, por Agosto fora… e ainda no primeiro sábado de Setembro (dia 3), no Largo Professor Banha de Andrade, número 9, em local não muito longe da desejada Feira da Luz.

Visitem…


Manuel Casa Branca


28 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo