Em mais uma iniciativa do programa ’A voz dos livros’, teve lugar no passado dia 14 de outubro no espaço Páteo dos Livros, em Cabrela, uma conversa entre a jornalista Ana Daniela Soares, Violante Saramago Matos e Ana Matos, filha e neta do escritor José Saramago.
O anfitrião destas iniciativas, David Lopes, começou por referir o acontecimento do momento que é a abertura da Escola de Cabrela, com uma alusão ao livro ‘Levantado do Chão’, frisando que com a escola, “também a vila se levanta do chão”, e acrescentado que “este é um sonho realizado”. Em seguida apresentou as três mulheres que compunham o painel para falar do escritor José Saramago, Ana Daniela Soares, jornalista e moderadora, Violante Saramago Matos e Ana Matos.
A jornalista começou por revelar uma carta inédita que tinha sido escrita por José Saramago à filha quando esta estava na prisão de Caxias, em 1973, por ter participado em manifestações no 1º de Maio, que à data eram proibidas pelo Estado Novo. A carta foi apreendida pela PIDE e nunca chegou às mãos de Violante, tendo integrado o processo do escritor no arquivo da polícia política.
Violante é a única filha de José Saramago e da artista Ilda Reis, com quem se casou em 1944 e de quem se viria a separar em 1970. Violante começou por referir a experiência vivida na cadeia e a relação que nessa altura manteve com os pais que a visitam sempre que tal era possível.
A neta, Ana Matos, sublinhou que a sua relação com o avô foi tardia, mas revelou que o convívio com José Saramago “permitiu-me ver o outro através da sua literatura”. Ana referiu também que o seu livro preferido é ‘Levantado do Chão’, justificando “este é um livro que a mim me diz muito porque fala de uma experiência de vida, fala do nosso país e fala como é que foi viver na ditadura e como foram feitos os preparativos para a revolução, contado a história por quem normalmente não está na história”. Violante também fez referência aos livros do pai, tendo destacado ‘A Caverna’.
A concluir a sessão os familiares do escritor descreveram como tem sido a sua vida nessa qualidade, o que isso tem de positivo e de negativo, mas cada uma revelou também que se emanciparam dessa situação e que podem ser elas próprias, independentemente de terem sido filha e neta de um autor que recebeu o Prémio Nobel da Literatura.
A.M. Santos Nabo
Comments